sábado, 13 de fevereiro de 2016

Requeijão Cremoso ou Catupiry

Requeijão Cremoso ou Catupiry?







Em 1911 o imigrante italiano Mario Silvestrini começou em Minas Gerais o Requeijão Catupiry, em 1949 transfere-se para São Paulo.

Em outro ponto de Minas Gerais, mais precisamente em Poços de Caldas no ano de 1950 o empresário Moacyr de Carvalho Dias, com o seu excesso de produção leiteira começa os experimentos, foi preciso 606 tentativas para que se chegasse ao que hoje conhecemos como o primeiro requeijão cremoso. Primeiro porque o já famoso Catupiry criado por Mario Silvestrini, por causa de sua produção de leite em uma das safras leiteiras serem mais fraca, era obrigado a  acrescentar a sua formula de Catupiry a proteína caseína, já com Moacyr o leite era desnatado e a massa fresca sem acrescentar caseína somente creme de leite.

Mais claro que mesmo Mario Silvestrini, já havia recebido em sua fabrica de São Paulo, varias vezes a visita do empresário Moacyr, que pode nessas oportunidades ver de perto a produção do famoso Catupiry.

A partir do norte de Minas Gerais o requeijão muda de cara, textura, formato, cor e embalagem. Ele é conhecido como requeijão crioulo, do norte, preto ou ainda baiano. Pode variar de uma massa branca, com toques amarelados, a uma massa cor de caramelo (esse é o requeijão preto, encontrado no nordeste mineiro).
Independente de como foi e quem foi o seu criador, ele é um queijo brasileiro que já foi incorporado em varias receitas de nossa culinária.

Atualmente a fabrica Catupiry de Mario Silvestrini tem sua matriz em São Paulo e quatro unidades espalhadas pelo interior do Brasil, já a Laticínios Poços de Caldas de Moacyr, foi por algum tempo responsável pela a introdução da francesa Danone e de seu iogurte de frutas no Brasil, vindo a ser adquirida por ela alguns anos depois. Hoje a Laticínios Poços de Caldas pertence ao grupo GP Investimentos e esta incorporada  ao Laticínios Morrinhos de propriedade do mesmo grupo.

Catupiry significa “excelente”  em tupi-guarani é uma marca registrada  que protege um produto em sua categoria. A classificação como Marca Notória protege uma marca em todas as categorias. Isso quer dizer que uma marca não pode ser reproduzida, imitada ou utilizada indevidamente. O uso do nome Catupiry® precisa ser autorizado pela empresa proprietária da marca: a Laticínios Catupiry Ltda. Com isso, os consumidores têm seu direito garantido, pois quando degustam pratos à base de Catupiry®, estão consumindo o produto legítimo, com a textura, o sabor e o controle de qualidade inimitáveis.

Importante é saber que cremoso em copo (requeijão) ou em sua caixa Catupiry esses são queijos cremosos genuinamente brasileiros


Até mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário