quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Cheddar

Cheddar


Com a introdução dos queijos duros pelos romanos na Inglaterra e pela participação do sistema feudal medieval, que os queijos ingleses tiveram grande desenvolvimento, que eram produzidos por poucos produtores, com grandes quantidades de terras por conta do sistema e que produziam grandes queijos.

Esse queijo produzido na região de West Country, tem duas denominações protegidas: West Country Farmhouse Cheddar DOP e Orkney Scottish Island Cheddar IGP.
É muito popular no Canadá, Austrália e na Nova Zelandia, onde é produzido em bloco e não em cilindro como o original.

Com apenas seis meses, esse queijo já com uma textura macia e de sabor quase amanteigado, já pode ser consumido. Com 12 meses adquire um sabor intenso e textura mais firme, e aos 18 meses fica mais seco, com sabor mais salgado.
O cheddar não pasteurizado da Inglaterra, possui uma acidez clássica e gosto de nozes.

No Brasil é mais encontrado sob a forma de queijo processado fundido (feito a partir de queijo cheddar).
Com típica coloração amarelo alaranjado, consistência fina, quase pastosa quando prensado entre os dedos e sabor ligeiramente ácido ou cítrico. Quando usado para o processamento de queijo fundido (transformado depois em fatias por ex.), deve ter maturação mínima de 2 meses. Como queijo para consumo, sua maturação deve ser de 4 meses.


Até mais......



Nenhum comentário:

Postar um comentário