quinta-feira, 8 de novembro de 2018

A região da Córsega e seus queijos

Fium'Orbu ou Fiumorbo


Este queijo que tem o nome de uma região virgem da Cósega, tem uma casca pegajosa. Como outros queijos produzidos nessa montanhosa ilha do Mediterrâneo, seus sabores complexos e suas qualidades podem resultar em parte do clima cálido, das rusticidade das raças locais e dos variados pastos silvestres.

Seu nome vem de um pequeno rio corso que deságua no mar Tirreno, ao sul de Aléria. O rio Fiumorbo tem sua origem no maciço Renoso, no planalto de Pozzi, a 1800 metros acima do nível do mar, no município de Bastelica. Cruza todo o seu comprimento Ghisoni, passando pelo desfile de Strette e de Inzecca. Segue-se então a planície oriental, entre Ghisonaccia e as cidades de Fiumorbu . Sua boca está localizada em uma área estreita do município de Prunelli-di-Fiumorbo entre os municípios de Serra-di-Fiumorbo e Ghisonaccia.

O queijo FiumOrbu tem 12 cm de diâmetro e 4 cm de espessura. Pesa cerca de 500 g. A lavagem durante a sua refinação, que significa 2 meses, colore a crosta de uma tonalidade laranja-avermelhada. O amadurecimento dura de 3 a 5 meses.




É um queijos mole, tenro e manteigoso, com complexos sabores herbáceos. A lavagem confere um paladar de carne que permanece na boca, excelente quando consumido com geleia de figo.

País: França
Região: Córsega
Maturação: 8-21 semanas
Peso e formato: 500g, bloco
Leite: Ovelha ou cabra
Classificação: Semiomole

Até mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário