Frantoio
Esta oliveira italiana, originaria da Toscana , mas popular em toda a Itália, ocupa aproximadamente 100.000 ha. Hoje esta variedade já é encontrada na Argentina, Chile, Califórnia, Austrália e Nova Zelândia.
Existem muitos clones diferentes em cultivo, e todos produzem azeite de alta qualidade. As árvores são autoférteis, assim se garante uma produção grande e constante, tem altura e vigor mediano, e um denso crescimento.
As azeitonas são médias a pequenas, que amadurecem tarde nas regiões alta e fria da Toscana, mas em regiões mais quentes tem um amadurecimento mais cedo.
As azeitonas são melhores quando colhidas semimaduras, sua cor mudando de verde para roxo. O azeite resultante é muito frutado, amargo e picante na medida certa. As azeitonas quando colhidas mais tarde, produzem um azeite delicado, suave , quase doce, com um moderado sabor de amêndoas e quase nenhum retrogosto.
O azeite de Frantoio, não é longevo, mas muitos produtores tomam muito cuidado para manter seu sabor até a próxima safra.
Até mais....
Nenhum comentário:
Postar um comentário