quarta-feira, 17 de outubro de 2018

o queijo com o conhaque da Borgonha

Epoisses de Bourgogne AOC





Segundo a lenda, este queijo foi criado no século XVI, na vila de Epoisses por monges do lugar, com base no primeiro queijo de casca lavada criado na Abadia de Maroiles em Thierache, norte da França por volta de 960 d.C.

Como era proibido aos monges comer carne nos dias de jejum, que em um ano chegava a 100 dias, o queijo era essencial na dieta deles. Com um forte sabor de carne, os queijos de casca lavada deviam parecer uma dádiva do céu. Quando o mosteiro fechou, os monges deixaram a  receita.

O queijo ficou quase esquecido, até que em 1956, a receita foi redescoberta e o Epoisses, se tornou em 1991 uma AOC, para merecer essa condição o queijo deve ser produzido nas regiões de Côte d'Or, Yvonne ou Alto Marne, e numa pequena zona a oeste da cidade de Dijon.

O queijo com 30 dias é firme, úmido e ligeiramente granuloso, comk amolecimento ao redor dafina casca laranja, suave e lácteo, com um delicado paladar de fermento. Com 40 dias tem uma casca terracota pegajosa e enrugada, pungente aroma apimentado e uma textura aveludada. Quando as bordas externas estão prestes a cair, o aroma descrito por alguns como similar ao de meias fedorentas, é acompanhado pelo sabor maliciosamente forte, com um estranho gosto de carne.




Os monges de Epoisses aproveitaram as proximidades dos grandes vinhedos de Borgonha e resolveram lavar  o queijo com um conhaque local forte, daí vem a leve nota alcoólica e a casca pegajosa de cor laranja.

País: França
Região: Borgonha
Maturação: 30 a 45 dias
Peso e formato: 250g /900g< redondo
Leite: Vaca
Classificação: Semimole

Até mais.....



Nenhum comentário:

Postar um comentário