terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Berrichon

Berrichon



Desde as iavasões árabes no século VII, Berry se especializou na produção de caprinos e na produção de queijo de cabra.
Produzido na região de Sancerre desde o século XVI, este queijo de cabra também é conhecido por Sancerrois, irmão mais velho do Crottin de Chavignol.
Ao maturar, a casca fica enrugada e com bolores azuis e cinzentos. A mudança também acontece na textura que passa de granulosa e firme para compacta e densa, tem um leve aroma caprino e um acentuado sabor picante.



Maturação: 3/5 semanas
Peso e Formato: 100g /redondo
Leite: cabra
Classificação: Fresco curado


 VINHOS ASSOCIADOS

Chablis / Chinon / Sancerre blanc

Até mais.....


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Saint-Marcellin

Saint-Marcellin




Um queijo claro, cremoso e que é produzido há séculos na região de Dauphine . Feito nas casas e granjas da região originalmente com leite de cabra, hoje é feito quase que na totalidade com leite de vaca, é um IGP desde 2013.

A textura, o sabor e a aparência mudam dependendo de como o queijo é curado, mas os melhores tem tom alaranjado e massa mole. Pode ser cremoso, quase liquido ou firme, com um sutil frescor o limão e aroma de nozes.

Região: Ródano-Alpes
Maturação: 2/6 semanas
Peso e Formato: 85 g/redondo
Leite: Vaca ou cabra
Classificação: Fresco curado

Até mais......

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Na outra margem do rio

Parmigiano-Reggiano 






Este queijo faz parte da história geológica, cultural e da culinária italiana. Muito influenciado por fatores como solo, pastagens e as vacas, sua receita teve pouca mudança desde o século XII.
Tornou-se PDO em 1955 e desde então o Consórcio Del Formaggio Parmigiano-Reggiano protegeu o nome “Parmigiano-Reggiano e Parmesan”, e especificou que ele só poderia ser  produzido nas regiões de Módena, Parma, Bolonha, Reggio Emilia e na região de Emilia-Romangna e Mântua na Lombardia. Determinou também que o leite utilizado para a produção, devia ser de vacas alimentadas apenas com pasto fresco, feno ou alfafa e não com silagem.  Por isso os queijos mudam conforme a estação.
O queijo deve ser feito com leite desnatado, o que reduz seu teor de gordura.

Região: Emilia-Romagna e Lombardia
Maturação: 18/36 meses
Formato/Peso: Tambor/38 Kg
Leite: Vaca
Classificação: Duro


Em novembro em Londres, o Parmigiano recebeu 38 medalhas, sendo 3 super gold e 11 em ouro,  no World Cheese Awards, considerado o Oscar do queijo.
O Parmigiano-Reggiano com 36 meses de maturação, pode conter cristais de Tirosina ( cristal de proteína que traz a sensação de felicidade) do tamanho de um grão de arroz, vamos ser feliz e comer queijo.

Até mais.....




quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Os irmãos separados por um rio


Grana Padano





Grana Padano é um queijo italiano típico do Vale de Padana,  criado no século XII, pelo monge cisterciense da Abadia de Chiaravalle, mas da margem norte do rio Pó, enquanto que o Parmigiano-Reggiano é a seu contraparte da margem sul. Ambos têm Denominação de Origem Protegida, são feitos com leite de vacas criadas localmente, de cura longa (pelo menos um ano) realizada em ambiente; são queijos semigordos, de pasta dura e finamente granulosa.

As características organolépticas dos dois “queijos-irmãos” são diferentes, para além do preço: o Parmigiano é mais caro que o Grana, possivelmente por a produção de Grana Padano ser maior que a do Parmigiano; para além disso o Parmigiano é mais salgado, o que pode ser devido não só ao método de produção, mas também a diferenças na qualidade dos pastos e na própria alimentação das vacas que, no caso do Parmigiano, inclui o mesmo leite.

Região: Lombardia
Maturação: 12 a 24 meses
Peso e Formato: 24-40 Kg / Tambor
Leite: Vaca
Classificação: Duro


Até mais...

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O queijo produzido por mulheres

Flor de Guîa





Este queijo raro, foi no passado só produzido por mulheres na região Grã-Canárias , nas cidade de Guia e Galdar.

Tem esse nome Flor de Guîa (Flor de cardo) por causa do cardo, local utilizado para coagular o leite.



Formatado por um cinto de palha, o que deixa suas laterais ligeiramente arredondadas.
Para sua produção, são utilizados leite de vaca e ovelha, podendo ter até 10% de leite de cabra.
Em 2007 foi requerida a inscrição do registro para DO ( Denominação de origem protegida).

Maturação: 2-3 semanas
Peso e Formato: 2-5 kg / roda
Classificação: Semimacio

Até mais....


sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O azeite de oliva e a pressão arterial

Azeite e a pressão arterial




Diversos estudos de pesquisa relataram uma estreita relação entre dieta e pressão arterial. Certos alimentos podem aumentar a pressão arterial além de ter um efeito sobre o peso corporal.

QUAL É A PRESSÃO SANGUÍNEA ALTA?

A pressão arterial elevada é conhecida como hipertensão arterial e é considerada como ocorrendo quando as leituras da pressão arterial são constantemente superiores a 140/90 mmHg.
A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco coronariano no desenvolvimento da arteriosclerose. Junto com colesterol alto no sangue, tabagismo, obesidade e diabetes, é um dos principais problemas de saúde do mundo desenvolvido.
Como outros fatores de risco, o estilo de vida pode contribuir para a pressão arterial elevada.
Um em cada quatro adultos é hipertenso. Isso aumenta o risco de morte precoce devido ao dano nas artérias do corpo, especialmente as artérias que fornecem sangue ao coração, rins, cérebro e olhos.

ÓLEO DE AZEITE E PRESSÃO SANGUÍNEA

Ainda não foi estabelecido claramente quais elementos da dieta mediterrânea são responsáveis ​​por seus efeitos na redução da pressão arterial. Contudo, demonstrou-se que a adição de azeite a uma dieta que não é alterada de qualquer outra forma tem um efeito de redução na pressão sanguínea, que parece ser específico para este óleo. O consumo regular de azeite diminui a pressão arterial sistólica (máxima) e diastólica (mínima).
Há evidências recentes de que, quando o óleo de oliva é consumido, a dose diária de medicamentos necessários para controlar a pressão arterial em pacientes hipertensos pode diminuir, possivelmente devido a uma redução no ácido nítrico causada por polifenóis.

Fonte: COI ( Conselho Oleica Internacional)

Mas devemos ficar muito atento com as ultimas noticias de apreensão de azeites no Brasil, e lembrar que para que tenhamos os benefícios do azeite em nosso organismo, ele deve ser de qualidade, por isso fuja dos preços baixo.

Até mais....

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Condecorou a cabeça dos Heróis Olimpicos

Koroneiki




A mais popular oliveira da Grécia, sua folhas na Antiguidade era utilizada para condecorar os heróis olímpicos. Ocupa hoje 2/3 do cultivo de oliveiras e responde por grande parte dos azeites lá produzidos.
Junto com a Arbequina e Arbosana as azeitonas Koroneiki estão entre as mais comuns e adequadas para sistemas de crescimento de super-alta densidade em todo o mundo.
Os azeites de Koroneiki, são frutados, com toques de maçã verde e grama, possui picância presente e um leve amargor, estáveis e conservam o sabor e o frescor por bastante tempo.


Até mais....

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

As cabras quase selvagens da Córsega

A Casinca





As cabras  quase selvagens e robustas, perambulam livremente por vasta paisagem da Córsega, impregnando seu leite com diversos aromas naturais e é deste leite que vem o "A Casinca", um queijo moldado a mão, que é considerado um dos melhores queijos de casca lavada produzido com leite de cabra.




O "A Casinca" inicialmente é um queijo com cheiro forte e sabor bem acentuado, com a cura e o clima benigno da região, ele desenvolve  um singular sabor de nozes.

Região: Córsega
Maturação: 1 1/2 a 4 meses
Peso e Formato: 400 g. Redondo
Leite: Cabra
Classificação: Semimole

Até mais....

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Encantou Papa e Michelangelo

Casciotta d'Urbino PDO




Este queijo esta presente na história desde 1545,  e desde 1996 é um D.O.P da província de Pesaro e Urbino. Conquistou paladares exigentes como de Michelangelo e Papa Clemente XIV.
É um queijo semimole, com aproximadamente 70% a 80% de leite de ovelha e o restante leite de vaca.

Com textura elástica, cor branca um pouco amarelada e sabor doce com toques vegetais.




Maturação: 20/30 dias
Peso e Formato: 0,8- 1,2 kg, pequeno cilíndrico
Leite: ovelha (70% - 80%) e vaca
Classificação: Semimole


Até mais....

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Este queijo já foi importante para a economia

Gaperon 






Este queijo já teve sua importância para a economia, quando era usada como  medida de riqueza dos fazendeiro da região de Auvergne e de dote para sua filha, quanto mais queijos destes estivesse pendurado em sua cozinha, maior era sua riqueza. Produzido com a mistura do leitelho ( liquido azedo descartado da fabricação de manteiga- soro) com leite fresco e maturado mediante ao arejamento, hoje o leitelho não tem sido mais usado.



Maturação/Idade: 1-2 meses
Peso e Formato: 350/500 g / bola achatada
Leite: Vaca
Classificação: Semimole

Até mais......

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O queijo do Caminho de Santiago

Cebreiro





Este queijo fresco da região da Galícia na Espanha, é também umas das rotas do Caminho de Santiago, tem seu formato lembrando cogumelo ou um chapéu de chef, raramente é encontrado em outras regiões espanholas. 









O seu formato é obtido quando a coalhada é posta num saco mantido na posição por um arco passado na parte de cima.

Como o arco não é alto o bastante, a coalhada transborda.
Este queijo é da D.O.P ( denominação de origem protegida) Cebreiro.

Idade: 3-7 dias
Peso e Formato: 300g -2kg ( chapéu de chef)
Leite: Vaca
Classificação: Fresco




Até mais.....

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

É uma azeitona portuguesa com certeza....

Cobrançosa





A Cobrançosa, originária de Trás-os-Montes, apresenta bom rendimento para azeite. Esses azeites se tornam ricos em polifenóis, e por isso são bastante resistentes à oxidação e equilibrados em termos de frutado, doce, amargo e picante, com notas acentuadas de verde (erva), mas também de maçã verde e amêndoa. 
A variedade, de origem portuguesa e de notável adaptação às condições das diversas regiões.

A azeitona Cobrançosa adapta-se bem a climas austeros, seja ao frio ou ao calor, é uma árvore de porte médio, que precisa solos férteis. É muito resistente à gafa e à mosca da azeitona. 



Tem um sabor ligeiramente amargo e picante (quando mais verde) ou doce e suave (quando mais madura). A Cobrançosa é pouco utilizada para conserva e apresenta um bom rendimento em azeite. Este, é ligeira e medianamente frutado, com verde de erva acentuado, de elevada riqueza em antioxidantes. É sutilmente amargo e picante, quando as azeitonas são colhidas mais verdes, ou mais doce e suave quando os frutos são colhidos mais maduros.

Até mais....

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Os tipos de queijos - Parte 1 -Frescos

Queijos Frescos





Hoje vamos falar de um tipo de queijo bem popular, o queijo fresco. 
Prontos para comer, poucas horas após serem feitos, eles não tem muito tempo para desenvolver sabores secundários, além do láctico, aleitado, cítrico ou adocicado.
A falta de sabores secundários não faz deles queijos insossos, o talento do produtor se faz presente quando consegue trazer a tona sutis sabores herbaceos do leite de vaca, o carater erval e aromatico do leite de cabra ou vestigios de vinho branco e amendoas moidas do leite de ovelha.

As suas características são: Sem casca, brancos, alto teor de umidade, suave e fresco.

Até mais.....

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Arbequina


Arbequina





Arbeca na Catalunha é o local de origem da Arbequina, mas seu cultivar se estende por toda a Espanha.





Arbequina é um cultivar autofértil  e de grande produtividade, que cedo começa a dar frutos e logo se torna um produtor regular.

O azeite desta variedade, quando colhida cedo tende a ser frutado, com toque de relva verde, levemente picante e nunca amargo, quando colhidas mais maduras são mais adocicadas.



Esta variedade deve participar com 90% na composição dos azeites DOP Les Garrigues, a DOP mais antiga da Espanha (1973), sua acidez não pode ser superior a 0,5%, mas a média dos produtores da região é 0,2%.

Até mais...

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Queijo com risco de extinção

Bleu de Termignon




Em 2005 li uma matéria de uma agência de noticias francesa, que em 30 anos 50 tipos de queijos haviam sumido do mapa e o Bleu de Termignon, corria sérios riscos de desaparecer, hoje se ele não desapareceu é muito raro encontrar à venda na França, mas vamos ao queijo.

Conhecido como azul de Mont-Cenis ou azul de Bessans, produzido somente no verão, com leite de vaca que pastam a 1300 metros nos Alpes Franceses.

O azul irregular não resulta de perfuração, mas de bolores silvestres que entram por gretas na casca.

Com maturação de 4/5 meses, formato de tambor e pesando até 7kg e uma casca grossa marrom dourada.

Encontra-lo para degustara é uma verdadeira caça ao tesouro.


Até mais....

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Monet

Monet






Em uma leiteria cercada de jardins no litoral californiano, Dee Harley produz um queijo tipo chèvre decorado com flores frescas.
A textura macia e suave é resultado do manuseio gentil do leite de cabra fresco.


Idade: 1/3 semanas
Peso e Formato: 225 g/bola
Leite: Cabra

Até mais.....


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Você conhece Meredith Blue?

Meredith Blue



Poderia facilmente ser o nome de uma atriz ou cantora, mas é o primeiro queijo de veio azul australiano de leite de ovelha, criado em 1990, pela leiteria da família Cameron, usando a maioria da produção de leite de ovelha da região de Meredith e Victoria. 
Feito a mão e maturado em velhos contêineres ao lado da leiteria.

Como o leite de ovelha é sazonal, o queijo está no seu melhor momento no começo da primavera australiana, sendo com interior macio e a cor de marfim desenvolve as manchas escuras do mofo azul.

A sua maturação é de 8 a 12 meses
Formato de tambor com até 1Kg

Até mais.....

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Tulum

Tulum




Considerado um dos queijos mais antigos do mundo, não deve ser confundido com a região de Tulum no México.
Este queijo produzido na Turquia na região de Anatólia Oriental e Egeu, com maturação mínima de três meses, com formato de bloco e com peso de até 600 g.








 Produzido com leite de cabra ou ovelha, ou com mistura de ambos, para a sua produção embala-se a coalhada fresca em peles de cabras curadas, durante algumas semanas. As peles são costuradas e depois maturadas por três meses, antes de serem abertas para que o queijo seja servido.  Erzincan é a variedade mais comum, podendo ter um gosto forte e meio amargo.

Até mais....



segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Tronchón


Tronchón






Um pequeno município na província de Teruel, comunidade autônoma de Aragão na Espanha, sai esse delicioso queijo, com textura  semi macia a dura, com maturação de 45 dias e forma de vulcão, podendo chegar a 2kg. Gravado com moldes de madeira pelos pastores  que levam seus rebanhos mistos de ovelhas e cabras para a Sierra Del Maestrazzo.
 Este queijo pode ser encontrado com os leites de ovelha ou cabra ou uma mistura de ambos.
Cervantes faz citação ao queijo em Don  Quixote

Até mais....

quarta-feira, 11 de outubro de 2017




Acontece no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500) em São Paulo, o Festival Vinílico.

O visitante vai passar uma agradável tarde, com boa música ao vivo, vinhos e queijos artesanais e ainda comprar Lps raros que estarão disponíveis aos visitantes.

O evento será dia 21 de Outubro, das 13 hs ás 19 hs, garanta já seu ingresso e venha se divertir. 


Informações: https://vinilico.net/


Um verdadeiro festival de emoções!

Até mais.....

sábado, 16 de setembro de 2017

Azeitonas Picual

Picual






Picual é a oliveira mais produzida nas regiões de Jaén, Córdoba e Granada, com uma produção de aproximadamente 700 mil hectares, é responsável pelo azeite mais conhecido da Espanha.




Nome científico: Olea europaea 'Picual'
Classificação: Cultivar

Características do azeite picual
As características mais características do azeite picual em comparação com outras variedades é a sua amargura , e se o azeite é jovem, também é comichão . Também é característico nele, nos casos em que o azeite provém de colheita precoce, é a sua variedade de aromas herbáceos , como a folha de oliveira, grama, figo e tomate.
É um azeite com corpo poderoso, que com uma pequena quantidade em um prato, nota sua presença.
Outra característica importante do azeite picual é o alto teor de ácido oleico (monoinsaturado), que pode exceder 80% de todo o seu perfil lipídico. Isto, juntamente com o seu baixo teor de ácidos poliinsaturados, faz do azeite de oliva picual um dos azeites mais estáveis para oxidação e assar.
Muito utilizado para blends com outras variedades que oxidam com mais facilidade,  que a picual é uma variedade muito longeva, seu sabor é amado pelos espanhóis mas encontra forte resistência dos italianos que o chamam de "pipí di gatto" (urina de gato). 
É por isso que o azeite picual é o mais adequado para uso na cozinha a alta temperatura , pois mantém suas propriedades em vários ciclos de fritura.
Propriedades do azeite picual
Uma das principais características do azeite picual é a sua estabilidade à oxidação, à torrefacção e aos ciclos de temperatura na fritura.
Uma vez que tem um alto teor de ácido oleico, e este é um dos responsáveis ​​pela redução do colesterol ruim(LDL) e aumento do colesterol (HDL), o azeite picual é muito aconselhável para pessoas com colesterol alto.
Por outro lado, o azeite picual, com seus altos níveis de polifenóis , ajuda a reduzir a oxidação das gorduras na corrente sanguínea e, portanto, começam a obstruir.
Em conclusão, o azeite picual é uma das variedades mais saudáveis ​​de azeite.

Até mais.....



sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Queijo Ilha Graciosa


Ilha Graciosa









Com técnica de produção passada por gerações de colonizadores mais ao norte da ilha de Açores por séculos. Semelhante ao São Jorge, produzido na Madeira mas com período mais curto de maturação, o solo vulcânico e fértil da Ilha e o clima úmido, favorecem os pastos que acabam refletindo no sabor do queijo, sendo ele com aromas fortes e condimentados e quando mais maturados podem ser ralados sobre os pratos.


País: Portugal
Idade: 90 dias
Leite: Vaca
Classificação: Duro


Até mais......

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Queijo Bitto PDO

Queijo Bitto PDO



Queijo da região da Lombardia, leva esse nome em homenagem ao rio Bitto, feito nos meses de verão em leiterias da montanha, ou abrigos de pedra sem teto que são cobertos com lona. Inicia- se assim o processo de maturação, que depois continuam nos depósitos de queijos do vale, podendo durar 10 anos.

Quando jovem, este queijo tem uma sabor suave e fragrante, que evolui para inconfundíveis toques de noz.


País: Itália - Lombardia
Idade: 70 dias - 1 ano
Leite: Vaca e Cabra
Classificação: Duro



Até mais.......




terça-feira, 12 de setembro de 2017

Almkäse




Este queijo é da região do Trentino - Alto Ádige, com nome derivado do alemão Alm, que significa "pasto alpino", é um misto de leite cru integral e desnatado é um dos mais antigos de Bolzano. Os queijos são durante três meses, virados, escovados e raspados todos os dias, até  a sua cor ficar entre marfim e amarelo-palha intenso, com pequenos buracos ( olhos).


Até mais....

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Burrata






Tipico da região da Puglia, este queijo fresco de leite de vaca, com formato esférico e peso variando de 250 a 500g, é um queijo de pasta filata muito parecido com a mozarela, com técnica de produção distinta e com um  recheio feito com o creme  do soro. Burrata significa "amanteigado", infelizmente a que encontramos por aqui na sua maioria são com leite de Búfala.
Excelente para saborear com tomates, azeite, presunto maturado.

Até mais.....





quarta-feira, 26 de julho de 2017

E agora? Como comprar azeites extravirgem no Brasil

E agora? Como comprar azeites extravirgem no Brasil


Vendo o noticiário ontem onde a vigilância sanitária notificou várias empresas que produziam e comercializavam óleos diversos como azeites extravirgem, pensei e agora como comprar azeites extravirgem com maior segurança?

Começamos com a famosa acidez, para o azeite ser extravirgem ele deve ter acidez máxima de 0,8%, lembrando que com o tempo de envaze ele vai aumentando a acidez.

Devemos escolher azeites que são produzidos e envazados pelo mesmo produtor.
A data de envase e validade são importantes  para a verificação de frescor do produto, ao contrário do vinho, o azeite quanto mais novo melhor.

O preço também é importante, não caia na cilada de leve um por R$15,80 ou dois R$ 7,90, com certeza esses óleos já estão próximos do vencimento.

Eu pessoalmente prefiro escolher azeites produzidos no Brasil ou na América do Sul, pela proximidade dos mercados, facilitando o transporte.

Azeites aromatizados, não podem ser considerados extravirgem.

Até mais.....