quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Vale do Loire e seus queijos de cabra

Chèvre de la Loire -AOC


Crottin de Chavignol


Com 1012 km, o rio Loire é o mais longo rio da França, nasce no Maciço Central e deságua no Atlântico.Seu curso primeiro é para o norte, depois corre para o oeste. As suaves planícies que margeiam essa gigantesca curva formam a região conhecida como Jardim da França, com muitos castelos renascentistas e com queijos e vinhos em abundância.




No século oito, os sarracenos foram expulsos de Poitiers. De origem árabe, eles haviam se fixado no sul da Espanha, e aos poucos foram se encaminhando rumo ao norte, até a França. Quando foram obrigados a recuar, deixaram para trás suas cabras e as receitas dos queijos que produziam. Assim o Vale do Loire é o ponto de partida da história dos queijos de cabra franceses, sendo também hoje sua principal área de produção.
Aldeias em ambas margens do rio produzem queijo de cabra de diferentes formatos e tamanhos. São queijos com sabores delicadamente variados e esta região possui cinco AOCs: a leste temos o Crottin de Chavignol , a oeste Sainte-Maure de Touraine ( bastão coberto com pó de carvão),

ao norte da região central, o Selles-sur-Cher, também coberto com pó de carvão;



e, ao sul um pequena pirâmide  preta, o Valençay;


a oeste temos o Pouligny-Saint-Pierre, com formato de pirâmide mais delgada;




e, a sudoeste, o Chabichou du Poitou.



Os queijos de leite de cabra do Loire, combinam com os vinhos brancos como o Sancerre.


Até mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário