sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Perdido no espaço

Nas prateleiras do desespero




Existe uma rede de supermercados que tem consultor para vários produtos, queijos, vinhos e etc..., e eu me pergunto quem faz a consultoria de azeite para essa rede? Basta uma caminhada pela seção para saber que ninguém. 
*Foto meramente ilustrativa

Mas isso não é uma exclusividade de determinada rede, varias redes tem a mesma conduta, onde o que vale é a venda pela venda e nada mais.

Para o consumidor leigo, fica sempre a disposição e de preferência bem ao alcance das mãos, uma coisa que não é azeite, mas que eles insistem em manter na prateleira junto com os  azeites, e ai que se da o problema, o cliente vê marca A( óleo composto  em garrafa de vidro) R$ 9,99, marca B ( azeite de boa qualidade) R$ 19,00, o que faz o leigo? Opta pelo de menor custo, sem saber que aquilo não é azeite e o que é pior, muitas vezes  faz mal a saúde.

Não estou dizendo aqui que o azeite de maior valor é garantia de que sejam bons,  e outros fatores precisam ser avaliados para uma boa compra, mas a principio não existe azeite barato, desconfie de promoções leve 2 com 50% de desconto, atenção a data de envase, condição da embalagem ( suja ou manchada).

O azeite ao contrario do vinho deve ser consumido jovem.

Consuma sempre um bom azeite extra virgem e desfrute dos benefícios e sabor  do ouro líquido, sua saúde agradece.

Na cozinha o bom azeite, acrescenta além de saúde, sabor ao prato, então não estrague seu prato com o não azeite, boicote, não compre assim o mercado vai entender que o consumidor busca qualidade, com preço justo e não maquiagem.

Divulgue para amigos e familiares, vamos mudar essa mentalidade do mercado.
Vamos deixar o óleo composto para acender lamparina e longe da cozinha.

* a foto do post serve somente para ilustrar, o artigo não se refere a nenhuma marca que aparece na foto ou uma marca expecifica.

Até mais.....



quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O tradicional queijo do País de Gales

Caerphilly





O único queijo tradicional do País de Gales, teve sua produção paralisada pelo Ministério da Agricultura em 1914, e só voltou a ser liberado em 1954, mas o queijo só reapareceria em 1980.
Após a virada do século XX, os produtores de Cheddar, da região de Somerset, decidiramvoltar-se ao Caerphilly, que pode ser vendido em poucas semanas, ao contrario do Cheddar que precisa pelo menos 6 meses.

Com sabor fresco e suave de limão, um toque de herbáceo. É macio, cremoso e flexível, com desenvolvimento de uma casca cinza azulada e um mofo que dá uma aparência de malhado ao queijo.




País: País de Gales
Região: Dyfed/ Somerset
Maturação: de 4 dias a 4 meses
Peso e formato: 4,5 kg, roda
Leite: vaca
Classificação: Duro  

Até mais......

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Os benefícios do ouro líquido para a saúde

O azeite reduz o risco de impotência sexual



Um estudo feito pela Universidade de Athenas, com 600 homens na faixa etária de 67 anos, mostrou que o consumo de 9 colheres de sopa de azeite extra virgem por semana, pode reduzir em até 40% a impotência sexual a longo prazo. Isso ocorre porque uma dieta rica em azeite, mantem os vasos sanguíneos saudáveis, favorecendo  a circulação em todas as partes do corpo.

Consuma sempre uma azeite de qualidade, sua saúde não tem preço! 
Fuja dos azeites muito barato!

Até mais..

terça-feira, 25 de setembro de 2018

O popular do norte da França

Bergues





Um queijo de fazenda, produzido na França a 12 km da fronteira com a Bélgica, mas precisamente na cidade de Bergues.
É um queijo muito popular em todo o Norte da França.



Durante sua maturação, ele é lavado em salmoura e cerveja o que dá ao queijo o sabor característico de acre, com textura flexível e elástica. 




País: França
Região: Norte - Estreito de Calais
Maturação: 60 dias +
Peso e formato: 2kg, redondo
Classificação: Semimole
Leite: Vaca

Até mais.....

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

De popular a quase esquecido.

Esrom PGI




Este queijo foi produzido pela primeira vez, por monges cistercienses no século XII, e só voltou a produção em 1951. O nome Esrom é uma homenagem a abadia onde foi produzido pela primeira vez, inicialmente era chamado de Danish Port Salut.




Abadia de Esrom


É um dos únicos queijos dinamarquês com IGP( indicação geográfica protegida), junto com o Danablu.

Foi um dos queijos mais popular na Dinamarca  até os anos 60, quando quase desapareceu.

Tem um sabor doce e amanteigado; um aroma pungente; fica mais picante com o tempo, embora ainda retenha sua doçura. Pode-se encontrar exemplares que são produzidos com alho ou pimenta.
Sua coloração é um amarelo-pálido.


País: Dinamarca
Região: Hovedstaden
Peso e formato: 200g- 2kg, tijolo
Maturação: 21-28 dias
Leite: Vaca
Classificação: Semimacio

Até mais.......

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

A ilha com energia renovável, o suíço e o rei

Samsø




Um queijo semimacio, produzido no século XIX, por queijeiros suíços atendendo ao pedido do rei da Dinamarca. O nome vem de uma ilha no condado de Arhus, que hoje tem sua energia 100% renovável e foi  ponto de encontro dos Vikings, por isso tanto o queijo quanto a ilha tem a letra o cortada ao meio ( ø).






Vamos ao queijo, é um queijo claro, com buracos de formas irregulares, parecido ao Emmental.
Quando jovem tem um sabor suave e amanteigado, com o passar do tempo desenvolver um sabor picante agridoce e sabores de avelã.

País: Dinamarca
Região: Samsø / Mitijylland
Maturação: 8-12 semanas
Peso e formato: 14kg, roda ou retângulo
Leite: Vaca
Classificação: Semimacio

Até mais.....

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Um sangue azul da Dinamarca

Bla Castello




Desenvolvido nos anos 60, para suprir a demanda por queijo azul, suave e cremoso, o Bla Castello tem uma casca que desenvolve mofos vermelhos e azuis-esverdeados.
Com uma textura semelhante ao Brie, amanteigado e acento suave de veios azuis. O aroma tem toque de cogumelo e o sabor se desenvolve constantemente sem ficar forte demais, um excelente companheiro para a cerveja dinamarquesa.





País: Dinamarca
Região: Todo o país
Peso e Formato: 150g, meia lua e 1,6kg redondo.
Leite: Vaca
Classificação: Azul


Até mais....

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

O queijo bêbado da Ilha

Iona Cromag




Produzido na ilha de Mull, pela família Reade, este queijo tem uma casca rosa-alaranjada viçosa banhada em uísque da Destilaria Tobermoy.

Com sabor amanteigado é equilibrado com o uísque, flexível e pegajoso. Tem um final quente e cremoso e gosto de cogumelos silvestres.

País: Escócia
Região: Tobermory- Ilha de Mull
Maturação: 4-6 meses
Peso e Formato: 500-2 kg/tambor
Leite: Ovelha
Classificação: Semimacio

Até mais.....

terça-feira, 18 de setembro de 2018

O queijo das montanhas Lure

Banon AOC





Especialidade das montanhas de Lure na Provença, este queijo de leite de cabra é embrulhado em
folhas de castanheiro e amarrado com ráfia. O Banon é um AOC desde 2003.



O queijo jovem tem sabor suave e láctico, com o tempo adquire notas de noz. Conforme as folhas secam, bolores se desenvolvem, a massa interna amolece e o sabor de noz fica mais intenso.


País: França
Região: Ródano-Alpes
Maturação: 14/60 dias
Peso e Formato: 90-120g/redondo
Leite: Cabra
Classificação: Fresco curado

Até mais.....


segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Como se faz na França o queijo de leite de cabra

Assim que se faz o queijo de leite de cabra na França





Na tradição francesa , os queijos de leite de cabra devem estra disponível na mesa da Páscoa até o Dia de Todos os Santos, em novembro.
A Coagulação do leite em geral é provocada pela fermentação láctica. O fermento (levedura)é misturado ao leite, que fica descansando durante a  noite e azeda. Ele então é aquecido de 18º-20°C. Uma quantidade pequena do coalho é acrescentada e o leite descansa por 24 h. A coalhada não é cortada, aquecida , misturada nem prensada: a drenagem é imediata assim que é transferida para as fôrmas, e o soro escorre por pequenos buracos laterais e na base.



O queijo é curado a seco, em uma sala fresca e bem ventilada, a 11ºC e 80% de umidade, que é relativamente seco com os porões, aonde o nível de umidade é 90% e 100%. O processo de secagem deve ser equilibrado entre a casca e a massa, senão a casca pode enrugar e o soro que resta na massa grudará nela. Embora o mofo azul se forme naturalmente sobre a casca, uma cobertura de cinza de pó de carvão e carvalho ajuda a criar um ambiente que incentiva seu desenvolvimento.


Até mais......

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Sábado é dia de queijo e vinho

Sábado tem Encontro de Vinhos e queijos Serra das Antas







Se você gosta de queijos e vinhos, sábado dia 15/09, estarei com os queijos Serra das Antas no Encontro de Vinhos, na Casa da Fazenda do Morumbi.
Depois do sucesso do evento de abril, o Encontro de Vinhos faz essa nova edição dia 15/09.
Lá você poderá experimentar e comprar os famosos queijos da Serra das Antas, será levado para o evento: Reblochon, Tallegio, Saint Paulin e muito mais.




Informações e venda do ingresso

www.encontrodevinhos.com.br

Até mais....




quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Vale do Loire e seus queijos de cabra

Chèvre de la Loire -AOC


Crottin de Chavignol


Com 1012 km, o rio Loire é o mais longo rio da França, nasce no Maciço Central e deságua no Atlântico.Seu curso primeiro é para o norte, depois corre para o oeste. As suaves planícies que margeiam essa gigantesca curva formam a região conhecida como Jardim da França, com muitos castelos renascentistas e com queijos e vinhos em abundância.




No século oito, os sarracenos foram expulsos de Poitiers. De origem árabe, eles haviam se fixado no sul da Espanha, e aos poucos foram se encaminhando rumo ao norte, até a França. Quando foram obrigados a recuar, deixaram para trás suas cabras e as receitas dos queijos que produziam. Assim o Vale do Loire é o ponto de partida da história dos queijos de cabra franceses, sendo também hoje sua principal área de produção.
Aldeias em ambas margens do rio produzem queijo de cabra de diferentes formatos e tamanhos. São queijos com sabores delicadamente variados e esta região possui cinco AOCs: a leste temos o Crottin de Chavignol , a oeste Sainte-Maure de Touraine ( bastão coberto com pó de carvão),

ao norte da região central, o Selles-sur-Cher, também coberto com pó de carvão;



e, ao sul um pequena pirâmide  preta, o Valençay;


a oeste temos o Pouligny-Saint-Pierre, com formato de pirâmide mais delgada;




e, a sudoeste, o Chabichou du Poitou.



Os queijos de leite de cabra do Loire, combinam com os vinhos brancos como o Sancerre.


Até mais....

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Um queijo de fronteira

Fromage de Vache




Um queijo que segundo as normas do AOC, é um fermier ( produzido em pequena quantidade por produtor individual) produzido em Hamau de Bagès, no departamento de Laruns no Vale de Ossau. Rodeado pela montanhas e a 29 km da fronteira com a Espanha, a cidade fica no alto dos Pirineus, com uma altitude de 531 metros, o ar puro e frio dão ao queijo um sabor forte e complexo.
A maturação é no minimo de 60 dias.
O queijo tem uma massa semidura, não cozida prensada.




Foto: Maurice DIU


País: França
Região: Aquitânia
Maturação: 60 dias
Leite: Vaca cru
Peso: até 3 kg
Classificação: Semiduro

Até mais.......

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Espanha e seus queijos.

Payoyo



Queijo produzido por uma cooperativa de 14 fazendeiros foi  origem da sua produção em 1997, com leite de cabras nativas Payoyo e  de ovelhas da raça Grazalema, que cruzam os verdes pastos da Sierra de Grazalema, 900 metros acima do nível do mar.


Os métodos artesanais fazem com que até mesmo a renina se origine da cabra Payoyo.
O queijo possui uma casca lisa que pode ser coberta com toucinho ou páprica, e tem um a textura firme que revela um suave gosto de nozes e um leve toque de café.

A companhia ideal para um Jerez fino Manzanilla.






País: Espanha
Região: Sierra de Grazalema, Andaluzia
Maturação: 6-12 semanas
Leite: Cabra
Peso e Formato: 1/ 2,5 kg / cilindro
Classificação: Duro

Até mais.......

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

O famoso queijo belga

Hervé



Um dos mais famosos queijo belga, tem seu nome em homenagem à cidade de onde é produzido.
Lavado várias veze em salmoura, sua casca se torna pegajosa coberta com mofo laranja e marrom. Às vezes é condimentado com ervas.
Com interior amarelo-claro, cremoso e seu sabor vai de agradavelmente doce
e delicado a forte e condimentado.




País: Bélgica
Região: Hervé/Liège
Maturação: mínimo de 90 dias
Peso e Formato: 200 g/tijolo
Leite: Vaca
Classificação: Semimacio


Até mais......

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

O queijo da Califórnia

San Juaquin Gold



Este queijo que tem inspiração nos queijos suíços de montanha,leva esse nome por causa do Vale de San Juaquin na Califórnia. Produzido com leite de vaca das raças Holstein e Farmstead.
Tem um sabor pleno, de cor dourada e textura farelenta. Com o tempo sabores de nozes e capim sobressaem.

País: EUA
Região: Modesto/Califórnia
Peso e Formato:13,6 kg/roda
Leite:Vaca
Classificação:Duro
Maturação:16-24 meses

Até mais........

terça-feira, 4 de setembro de 2018

A delicia que vem do Vêneto

Ricotta Affumicata



A ricota é geralmente produzida com o soro drenado de grande queijos duros. Uma vez drenados, os pequenos grumos brancos de coalhada são levemente prensados e salgados a seco, e depois são defumados sobre o fogo do madeira conífera verde por uma semana. Esta ricota quando curado por um mês, pode ser ralada.

Esta ricota tem um sabor leve, fresco e delicado com toques de pinho.
A textura é mole, muito fina e friável.

País: Itália
Região: Friuli, Veneza Giulia e Vêneto
Maturação: 15-30 dias
Peso: 200 a 500 g
Leite: Vaca
Classificação: Temperado

Até mais....

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O queijo de Setembro

Vacherin Mont d'Or AOC



Este queijo é produzido na Suíça entre os meses de setembro até março, quando as vacas descem as montanhas para passar o inverno nos estábulos quentes. No verão o leite é retirado para a produção do Gruyère.

Com sabor picante amadeirado, o interior é quase líquido e aromas que lembram flores e vinho branco, sua coloração é amarelo marfim.
Este queijo é um casca lavada

País: Suíça
Região: Vaud
Maturação: 6-10 semanas
Peso e Formato: 400 g - 1kg/ redondo
Leite: Vaca
Classificação: Semimacio/casca lavada

Até mais.....