Picudo
Hoje vamos falar um pouco mais das variedades das oliveiras, vou falar um pouco da Picudo, muito usada na DOP de Córdoba na Espanha, também é a principal azeitona da DOP Baena.
Baena é uma DOP de azeite, desde 1981, mas a tradição do azeite na região é com traços pré-romano, romanos e árabes, que testemunharam a produção do azeite em moinhos primitivos, que se espalharam por toda a região.
A Picudo, por causa do clima e solo, foi a que melhor se adaptou e hoje se tornou a principal desta DOP.
O nome Picudo, vem do ponto protuberante de sua extremidade, a sua arvore vigorosa, durável e com uma copa muito densa. As azeitonas são grandes (4,5 a 5 g) e também é utilizada para servir à mesa, a suas folhas são mais para escuras.Também é conhecida como: basta, carrasqueño, castúo, picudo blanco e paseto.
Apresenta uma boa tolerância ao clima frio e a umidade, tem alta produção e é muito apreciada pelo seu alto teor de óleo e suas características organolépticas.
Essa variedade é difundida também em Granada, Málaga e Jaén.
Com a Picudo o azeite é de breve duração, fluido em textura e macio no sabor. bem equilibrado, quase doce, com toque de maçãs, amêndoas e frutas exóticas.
Use mais azeite extra virgem em sua vida e seja feliz.
Até mais....
Nenhum comentário:
Postar um comentário