sexta-feira, 6 de maio de 2016

O corte do queijo

Como cortar
O modo de cortar é importante no momento de servir porque os queijos tem diferenças entre sua parte mais central e as partes próximas da casca. A maneira de cortar tem base numa regra de etiqueta: procurar que cada convidado receba pedaços iguais, ou seja, que cada um receba a mesma parcela de parte central e de parte externa que outro receberá. De uma maneira geral, isso se consegue fracionando em formato de cunhas ou de triângulos, cujo lados sejam os raios de um círculo.


Queijos cilíndricos altos e grandes ou baixos
Como Gruyère, Itálico e Gouda devem ser partidos em cunhas (triângulos), partindo do centro. A seguir, pode-se fatiar cada cunha em quatro partes.
Para os queijos cilíndricos baixos, como o Brie, vale a mesma regra.
Queijos cilíndricos horizontais
Os queijos cilíndricos horizontais, como o Provolone, devem ser partidos em fatias e, a seguir, em cunhas, partindo do centro de cada fatia.
Queijos pequenos
Queijos pequenos, de formato cilíndrico, como o Minas Light e o Camembert devem ser partidos em até oito fatias triangulares. Os queijos com menos de 100 g devem ser partidos em metades.
Queijos redondos
Os queijos esféricos, como o Edam, devem ser partidos em quartos, podendo-se utilizar de facas especiais para facilitar a operação.
Queijos em forma de pirâmide

A partir do ponto mais alto, deve-se cortar em triângulo.
Até mais....

Nenhum comentário:

Postar um comentário