domingo, 8 de maio de 2016

Como guardar o Queijo?

Como guardar o Queijo?



Queijo fresco: Os queijos frescos devem ser mantidos em geladeira,  com seu alto teor de umidade eles desprendem o soro facilmente, coloque-os dentro de um pote hermeticamente fechado e consuma em no máximo 5 dias depois da compra, assim seu minas frescal,cottage, burratta e ricota estará sempre fresco para o consumo.

*Lembre-se de retirar o líquido acumulado (soro do queijo) quanto houver, antes de consumir ou sempre que guardar.






Queijos semi cozidos – ou amarelos como são conhecidos: (prato, gouda,mussarela, Saint- Paulin) estes queijos são de texturas que variam de firme (para fatiar) a  macio e/ou cremoso e também devem ser armazenados na geladeira. É importante manter protegidos em potes fechados, ou mesmo embrulhá-los em  filme plástico, alumínio ou papel de seda . Coloque-os na gaveta de legumes , que é o local menos frio e mais úmido da geladeira. Nesta condição a maturação irá evoluir e continuar desenvolvendo sabor e aroma. Os queijos podem ficar nesta condição por até 1 mês .






Queijos duros: bem mais secos e maturados, Como o parmesão, reino e provolone  até podem ser armazenados fora da geladeira , à temperatura ambiente , por apresentarem baixo teor de umidade na massa. No entanto, é essencial observar a embalagem – se existe realmente a indicação de armazenamento fora da refrigeração. Em casos de climas mais quentes, os queijos secos e maturados  não devem ser mantidos fora da geladeira.

Uma alternativa para armazenar bem estes queijos na geladeira sem perda de sabor e textura é embrulhar os pedaços em um papel toalha
absorvente e depois passar um filme plástico que fique bem aderido ao produto. Coloque dentro de um recipiente com tampa e poderá tranquilamente consumi-lo pelos próximos 2 ou 3 meses.


*Dica: coloque dentro do pote com um  torrão de açúcar ou mesmo um cotonete embebido com vinagre, para evitar o mofo no queijo durante a conservação.

Queijos com mofo: Branco ou Azul

Camembert
Brie















Queijos com mofo branco: (brie e camembert) devem ser cobertos pelo papel original no qual são comercializados, pois trata-se de uma embalagem especial  com micro perfurações que ajuda a preservar as características originais do queijo.

Os queijos mofados precisam ser armazenados bem fechados  pois podem  trocar odores com os outros alimentos e também contaminar outros itens da geladeira com os mofos naturais presentes na sua composição.


Gorgonzola
Roquefort





Queijos com mofo azul:  (gorgonzola ou roquefort)  desprendem  umidade , portanto devem ser armazenados na geladeira em potes fechados. Coloque um papel absorvente ( papel toalha) no fundo do pote para absorver o líquido desprendido e evitar melar a crosta do produto. Consuma em no máximo 20 dias.


Até mais.....





Nenhum comentário:

Postar um comentário