sexta-feira, 27 de abril de 2018

Queijos e Companhia no Encontro de Vinhos



Você conhece os queijos produzidos com receitas europeias pela Serra das Antas?






Sábado dia 28/04 na Casa da Fazenda – Morumbi, acontece mais uma edição da Encontro de Vinhos, e eu estarei lá com os queijos da Serra das Antas, para você respondeu que conhece os queijos, terá uma ótima oportunidade de degustar e comprar, e para você que ainda não conhece, será um  prazer poder apresenta-los.


Venha conhecer os queijos, Reblochon, Taleggio, Saint Paulin e Pont L’Eveque, e degustar e comprar uma grande variedade de vinhos.










Serviço:

Encontro de Vinhos São Paulo 2018

Data e horário: 28 de abril, das 14h às 20h
Local: Casa da Fazenda do Morumbi – Avenida Morumbi, 5594 – São Paulo – SP








Até mais.....

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Bryndza PGI


Bryndza PGI




Acredita-se que este queijo tenha sido introduzido na Eslováquia pelos gregos, devido a sua semelhança com o Feta, originário da região dos Cárpatos, ele é produzido em todo o Leste Europeu.
É um PGI (Indicação Geografica Protegida) desde 2008.



Mais macio que o Feta e menos salgado. Com uma acidez de limão e textura variando de macio a firme e farelento, dependendo da idade e do leite utilizado, utilizado no prato tradicional bryndzové halusky ( bolinhos de batata semelhante ao nhoque).




bryndzové halusky

Maturação: 4 semanas ou mais.
Leite: Cabra, Ovelha ou Vaca.
Classificação: Fresco.

Até mais.....



quarta-feira, 25 de abril de 2018

Brocciu AOC

Brocciu AOC



O Brocciu é um queijo da Córsega produzido a partir de uma combinação de leite e soro, em vez de diminuir o conteúdo de soro, o que se faz e acrescentá-lo, conferindo alguns nutrientes  valiosos e um sabor singular. Depois o queijo é drenado em pequenas cestas de junco (campestres).
Produzido na ilha da Córsega , o brocciu é considerado o alimento mais representativo da ilha. Como a ricota, é um queijo branco jovem e é emparelhado frequentemente com vinhos brancos da Córsega.
A palavra brocciu está relacionada com a palavra francesa "brousse" e significa queijo fresco feito com leite de cabra ou ovelha.
O queijo está pronto para consumo imediatamente, com sabor suave e de textura cremosa, quando curado (Brocciu Pasu), é forte e com sabor um pouco apimentado.



País de origem:França
Região, cidade: Córsega
Fonte de leite: Ovelha / cabra
Textura: Fresco / Macio
Tempo de Maturação: 2/3 dias
Certificação: AOC 1983

Até mais....

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Pélardon AOC


Pélardon AOC



Esta AOC é para pequenos queijos de cabra produzido na região Cévennes, próximo aos Alpes, Langdoc-Roussilon. Os outros são Pélardon d’Anduze e Pélardon d’Altier, são queijos com textura cremosa e densa, sabor rico de leite e nozes, casca fina e enrugada, com o desenvolvimento de um bolor natural ao maturar.

Sua maturação é de 2 a 3 semanas.

Muito bom quando ligeiramente assado ou grelhado.

Até mais...


quarta-feira, 18 de abril de 2018

Pérail


Pérail


É um queijo macio feito com leite de ovelha originário da região de Aveyron , na França . Os queijos têm entre 10 e 12 cm de diâmetro e devem ter uma casca enrugada de cor marfim composta principalmente de geotrichum candida . O queijo é produzido pelo método de fermentação láctica . Tipicamente, os queijos são vendidos entre as 2 e as 8 semanas de idade, sendo que os queijos mais antigos exibem um sabor distintamente.
Sua existência já tem alguns séculos, e no inicio este queijo era produzido para evitar o desperdício, consumindo pequenas quantidades de leite que não eram suficientes para a produção do Roquefort, hoje este queijo é considerado uma especialidade.
Com sabor menos acentuado que a maioria dos queijos de ovelha, talvez pelo curto período de maturação, com massa suave com um sabor delicado de nozes.

Até mais.....

terça-feira, 17 de abril de 2018

Saint-Pancrace


Saint-Pancrace



As cabras que fornecem o leite para a produção deste queijo pastam nas encostas de uma montanha chamada Saint- Pancrace, na região do  Auvérnia-Ródano-Alpes.

A massa é firme, uniforme e derrete na boca,  o mofo azul começa a aparecer na casca assim que ela começa a secar. O sabor e delicadamente doce, suave.

Produzido com leite cru, tem uma maturação de duas a três semanas, a peça pesa de 200 a 220 g, com 11 cm de diâmetro e 2 cm de altura, massa mole não cozida e não prensada.

Até mais....

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Pithiviers Au Foin


Pithiviers Au Foin




Produzido na região de Bondaroy, perto de Pithiviers, no centro do Vale do Loire, é também chamado de Bonderoy  Au Foin (Feno) . No inicio era produzido no verão, quando havia leite em excesso e armazenado no feno até o outono ou inverno. Durante a colheita das uvas, quando se contratava muita gente, ele era servido depois das refeições como lanche. Hoje, ele é fabricado o ano todo, mas ainda vem coberto de fiapos de capim seco, ervas e flores do campo.
Este queijo artesanal é produzido com leite de vaca, e sua maturação é de 4 a 6 semanas.
Este queijo de classificação branco mole, com mofo branco , não cozida e não prensada, pode ser harmonizado com vinhos tintos leves e frutados.

Até mais.....